a via do quietismo

O jovem amigo de Michel de Montaigne, Étienne de La Boétie, em escritos de 1594, encarava a passividade das populações face aos respectivos governantes primeiramente como um vício adquirido e mais tarde como um vício herdado, uma obstinada «vontade de ser governado» que se torna tão arreigada «que até o amor à liberdade acaba por não lhes parecer assim tão natural».

Incrível coisa é ver o povo, uma vez subjugado, cair subitamente em tão profundo esquecimento da sua antiga independência que lhe é impossível levantar-se e recuperá-la; antes começa a servir com tanta prontidão e boa vontade, que se diria, à primeira vista, que não perdeu a liberdade, antes ganhou a servidão. Será porventura verdade que, a princípio, se serve porque se é a isso obrigado, porque a isso se é constrangido pela força; mas os que vêm depois servem sem esforço e fazem por sua livre vontade o que os seus antepassados haviam feito sob coacção. Assim é: os homens, nascidos sob o jugo, criados na servidão, contentam-se em viver tal como nasceram… aceitando como naturais as condições nas quais nasceram.

Bem dito. Não obstante, há um aspecto importante no qual La Boétie se engana. As alternativas não são a plácida servidão, de um lado, e a revolta contra a servidão, do outro. Há uma terceira via, escolhida todos os dias por milhares e milhões de pessoas. É a via do quietismo, da obscuridade voluntária, da emigração interior.


J. M. Coetzee, Diário de Um Mau Ano

tradução de J. Teixeira de Aguilar, Dom Quixote

~ por salamandrine em Fevereiro 28, 2009.

2 Respostas to “a via do quietismo”

  1. no inicio era o verno!

    digo,

    no inicio era o silencio

  2. no inicio era o verBo!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: