Dentro de ti, ó cidade

Helicópteros largaram cravos. Simbolismo num dia que vai ficando mais vazio a cada ano. Ou serei só eu? Demasiado idealista e facilmente ofendida com frivolidades e ignorâncias e esquecimentos. Frases soltas que se ouvem num desfile que devia trazer algo que se sente na pele. Eu sinto-o. Não o vivi, mas sinto-o.
Envergonha-me este povo que ignora a sua história, que se alegra só com a festa, que festeja quem o subjugou e tratou como somenos. Enoja-me o povo racista, xenófobo e estúpido. Se nos outros dias me provocam desprezo, hoje doem-me na pele. Ouvi-los e vê-los e desejar-lhes um salazar.

25 Abril 2009

25 Abril 2009

25 Abril 2009

25 Abril 2009

 

que a sede que tens hoje de saber o que foi, te proteja de tanta bestialidade.

25 Abril 2009

 

E 25 de Abril Sempre! Para todos os que o sentem na pele, os que lá estiveram, os que o viveram, os que viveram por causa dele. E para os que nos ensinam e não o esquecem. Para os que cresceram comigo e os que agora crescem e que continuam a senti-lo e a acreditar nele. A precisar dele.

~ por salamandrine em Abril 25, 2009.

5 Respostas to “Dentro de ti, ó cidade”

  1. por vezes penso de onde se poderá [poderia :(] gritar para se poder fazer algum “acordar”?
    aqui em Coimbra é tristíssimo.

    hoje decidi que para o ano faço uma festa em casa com a porta aberta para a rua

    feliz 25 de Abril! :)

  2. Feliz ou pelo menos sentido e bem lembrado :)

  3. Senti-lo, lembrá-lo e fazer o nosso melhor para que sobreviva na memória.
    Os pequenos gestos simples que estão ao nosso alcance são nossa obrigação, são nosso dever. É uma causa que deve ser nossa dia a dia, com a mesma dedicação com que nos entregamos a tantas outras.

    Obrigada, “madrinha”, pela tua partilha na responsabilidade da transmissão da memória à geração do futuro :))

  4. Acho que o menino da espingarda tem sucessor(a) :)

  5. entusiasmo não lhe faltou. e até andou a partilhar cravos ;)))

Deixe uma Resposta

 
