A “nova” Feira do Livro

replico aqui o comentário que deixei no Facebook da Feira do Livro de Lisboa

 


A grande alteração é feita prejudicando grandemente quem realmente gosta da Feira do Livro e não a “usa” como uma extensão do shopping center cheio aos fins-de-semana.
Diz-se que foi a opinião dos leitores que fundamentou esta mudança. Questiono a maneira como terá sido feito esse tal estudo. Faz-me uma certa confusão, tendo em conta que devo ter falhado muito poucos dias da feira do ano passado. O único inquérito que vi ser feito – e acho (espero) que não se referem a esse – tinha os entrevistadores plantados à entrada da praça Leya, só inquirindo quem entrava ou saia da mesma, desvirtuando completamente uma amostra que se quisesse demonstrativa de um verdadeiro universo de visitantes da feira. Passei várias vezes por eles e nunca fui abordada.
Se não era este inquérito, também me faz confusão ser outro, já que, e indo à feira praticamente todos os dias, nunca vi nenhum outro estudo de opinião em curso. A não ser que tivesse sido recolhido em dias de fim-de-semana – o que me leva novamente a questionar o equilíbrio (fundamental) da amostra.

Fala-se também muito da nova área de restauração – quem é que vai usufruir dela? os visitantes de fim-de-semana? De certeza não serão os visitantes corridos às 20h30 da noite. E espero que não estejam a contar com os horários de almoço em dias úteis – não devem desconhecer que a grande maioria dos horários se limita a uma hora de intervalo para almoçar. Nem estando a 10 minutos de distância tenho intenção de ir à feira a correr, no pouco tempo que sobrar entre o café e o apito da fábrica.
Assim como não tenciono fazer os 100 metros corrida, ao fim do dia, na caça de livros. A feira não é isso. As minhas visitas de fim de dia de trabalho acabaram-se. As visitas de fim-de-semana só por motivos de força maior, já que também não tenho vontade de correr os 100 metros obstáculos.

A pouco e pouco se vai desvirtuando o espírito da feira do livro, esquecendo os verdadeiros amantes do livro e os que todos os anos aguardam com ansiedade a festa. Gradualmente se vai vendo que o objectivo é transformar a feira na alternativa de fim-de-semana aos shoppings e atrair assim esse tipo de público.
O que vejo acontecer no futuro é as editoras menos mainstream perderem em grande com esta estratégia – ou o povo de fim-de-semana vai compensar o preço que uma 90º (pex) paga para estar na feira?
E é o povo do fim-de-semana que vai comprar poesia na Quasi, ou ensaios na Relógio d’Água. Questiono-me se as editoras deram um ok ponderado a todas estas mudanças.

Vou deixar de parar horas à conversa nos quiosques, descobrindo sempre mais um livro para levar para casa; vou deixar de me perder de amores por uma editora que desconhecia, e gastar lá quase todo o orçamento. Vou com certeza poupar dinheiro, mas vou também ficar mais triste e perder uma das poucas coisas boas em eventos culturais abertos, que esta cidade ainda vai tendo.

Já agora deixo também os parabéns pela mudança de calendário, com a certeza que está sempre bom tempo nesta altura…

Anúncios

~ por salamandrine em Abril 28, 2009.

2 Respostas to “A “nova” Feira do Livro”

  1. as respostas dadas pela Feira do Livro no facebook e que te levaram a este comentário/post, são de facto puramente estéticas e demagógicas. a hora de encerramento às 20h30 é castradora, deveria ter pelo menos mais 1h30 de abertura.

    Se eu saisse daqui às 18h30, demoraria pelo menos 40 minutos a chegar à feira, teria pouco mais de 1h para deambular na feira.

    Devem querer fazer daquilo mais um sítio para picar o que estiver nas montras…

  2. se é isso, parece-me que então que vão no bom caminho.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: