Ombro a Ombro: Retratos Políticos

Perdoa-se um museu ainda inacabado, um museu com ar de quem ainda está em obras. Perdoa-se até um museu pobrezinho. Com base nisso, até se perdoa a péssima ou nenhuma iluminação e as más molduras com vidros (ou plásticos) que chegam a dar às fotos um ar desfocado.
O que não se perdoa é uma exposição mal montada. Uma exposição sem fio condutor, sem organização espacial. Não existe uma ordem cronológica ou geográfica, ou qualquer outra que nos oriente naquele caos de cartazes que parecem ter sido pendurados ao acaso. Por todo o lado encontramos cartazes de Lenin ou Stalin, andamos para trás ou para a frente e damos com Ramalho Eanes ou Vasco Lourenço.
A legendagem é deficiente – muitos cartazes não datados – e se se quer que um museu também eduque, não se pode assumir que miúdos nascidos depois de 1980 vão conseguir identificar cartazes dos anos 70.
Cheguei ao fim da exposição com a sensação de ter estado perdida numa atabalhoada colecção que alguém guarda em casa. E tenho pena. Uma exposição destas tinha tudo para ser boa.

Uma outra nota: Os funcionários são simpáticos e atenciosos, mas deviam ter o cuidado de dar indicações mais precisas. Dizer que se pode aceder à exposição dos Cartazes políticos no piso de cima, por dois pontos de entrada, mas não dar a informação de que a exposição começa numa das entradas, tendo em conta o ar de obras que o espaço ainda tem, quem entra pelo meio do espaço do museu do design, só com sorte dá com a série de retratos de Angela Merkel, exposta mesmo à entrada da exposição. É que para lá chegar temos que passar por um monte de molduras com cartazes, no chão, encostados uns aos outros, numa zona que parece ainda em arrumos.

E já agora – porque é que não existem cartazes de Espanha? Se existe país com uma colecção excelente de cartazes políticos é Espanha. É no mínimo estranho não se ver nem um.

Anúncios

~ por salamandrine em Julho 5, 2009.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: