Nem ao burro mais miserável

Não hei-de pisar ninguém — disse para comigo quando montei — Vou lançar-me a galope com estrépito; mas não hei-de fazer mal nem ao burro mais miserável que encontre na estrada — E ala — que lá vou eu — subindo por uma alameda — descendo por outra, contornando este obstáculo — saltando por cima daquele, como se o arquijóquei dos jóqueis viesse no meu encalço.
Ora a cavalgar a esta velocidade, por muito boas intenções e muita deliberação que tenhais, — aposto um milhão contra um como haveis de provocar algum desastre, senão a vós mesmo —— Olha, já vai de lado — desequilibrou-se — perdeu o chapéu — caiu — vai partir o pescoço — Olha! — precipitou-se já a galope sobre a última tribuna dos críticos literários! — vai esmagar-lhes os miolos contra algum dos postes — ei-lo que se mete por ali fora! — vede — desata agora numa correria desenfreada de cabeça oca acometendo em cheio uma multidão de pintores, músicos, poetas, biógrafos, médicos, advogados, lógicos, actores, estudantes, clérigos, estadistas, soldados, casuístas, peritos, prelados, papas e engenheiros — Não temais, disse eu — que não faço mal nem ao burro mais miserável que vá pela estrada real — Mas o vosso cavalo salpica tudo de lama; vede, que acabaste de sujar um bispo — Espero, por Deus, que apenas tenha sido Ernulfo, disse eu — Mas haveis esguichado mesmo em cheio as caras dos Mess. Le Moyne, De Romigny e De Marcilly, doutores da Sorbonne — Isso foi no anos passado, respondi eu — Mas se acabais de espezinhar um rei neste preciso momento. — Estão bem arranjados, os Reis, retorqui, se se deixam espezinhar por pessoas como eu.


Tristram Shandy

~ por salamandrine em Julho 21, 2009.

Deixe uma Resposta

 
