Fotojornalismo

Editorial da National Geographic de Setembro:

 

Pode parecer loucura que um fotógrafo arrisque repetidamente a vida num dos países mais perigosos do planeta, mas foi exactamente isso que Pascal Maitre fez em cinco visitas à Somália. Sem um governo estável desde 1991, o país é o palco da pior crise humanitária de África e é um dos locais mais perigosos para os jornalistas. Pascal começou a fotografar na Somália em 2002 e criou então as relações que tornaram possível a reportagem deste mês. Em 2008, regressou, acompanhado pelo jornalista Robert Draper.
“A minha primeira visita à Somália foi horrível. Sentimos que não podia ser pior.”, disse-me Pascal. “Depois voltei e foi ainda mais negro e difícil. Chegávamos a um centro de alimentação e as pessoas ficavam felizes por lá estarmos. Cinco minutos depois, diziam-nos: ‘Não fiquem muito tempo. A milícia mata-vos.'” Apesar do perigo, ele persistiu. Acompanhado por guarda-costas, passou algum tempo num hospital em Mogadíscio, onde os pacientes estavam tão feridos que já nem vertiam lágrimas. “Os seus olhos estavam secos. Eles já não choravam. Já tinham visto tanto e não tinham memória de uma vida normal.”
Para testemunhar um sofrimento tão grande, são necessárias compaixão e convicção. Foi por isso que Pascal Maitre regressou. “Os somalis vinham ter comigo e perguntavam: ‘Porque nos abandonou o mundo?'”, conta. “Espero que as minhas fotografias possam dar um contributo para colmatar essa percepção.”


Chris Johns
(editor in chief)

 

Somália - Pascal Maitre
© Pascal Maitre

Anúncios

~ por salamandrine em Setembro 1, 2009.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: