“Fotógrafos” de Casamentos

As tais fotos digitais do casamento que fotografei “off-the-record” lá acabaram por aparecer. Olho para elas incrédula e envergonhada, com aquela vergonha alheia, que nos assalta, quando vemos nos outros algo que nos envergonharia se feito por nós.
É desconcertante a falta de empenho, de respeito, de um mínimo de bom-gosto e até de gosto pelo que se faz.
Sou e serei amadora e tenho sempre muita dificuldade em avaliar o meu trabalho, mas NUNCA mostraria um trabalho assim. Até porque nunca faria um trabalho assim. O que fotografo é com gosto e com paixão pela arte. Não sou paga, nem teria aceitado ter sido precisamente por não poder prometer algo que não fazia a mínima ideia ser capaz de fazer com um resultado, pelo menos, aceitável. Mas se tivesse sido sentir-me-ia ainda mais constrangida a esforçar-me por fazer algo que fosse de encontro ao que quem me paga gostaria de ver e ter como registo do momento.

Referi no dia a seguir ao casamento, como piada, o que se poderia pensar de um fotógrafo que não dobra os joelhos. Agora, ao ver o trabalho dele percebe-se a lei do menor esforço inerente a um fotógrafo cujo único trabalho que teve foi virar a máquina de vez em quando e carregar no botão.

Nunca fotografei um casamento (já nem ia a um casamento há mais de 10 anos), mas tenho a certeza, (e assumo-o com uma facilidade tão grande que só contribui para envergonhar um gajo que cobra uma fortuna por um trabalho de merda, triste e sem brio) que qualquer uma das minhas fotos mete o trabalho dele pela pia abaixo.

Olho para as fotos da cerimónia tiradas por ele, e fico com a sensação que fomos a casamentos diferentes. A besta conseguiu fazer reportagem de como aquele era o frete da vida daquelas duas pessoas. O que eu vi e o que eu registei são duas pessoas extremamente felizes.
Não existe uma fotografia que se aproveite da noiva. Conseguiu algo ainda mais difícil: arranjar poses – que ele não compensou procurando o ângulo certo – que tornam as fotografias awkward e que conseguem dar um ar estranho, pouco elegante, muito pouco lisonjeador, a alguém que é tão fácil de fotografar e naturalmente bonita.
Tem uma (apenas uma) menos má, dos noivos. Dos convidados… bem… tenho que dar a mão à palmatória a este homem: ele tem um dom incrível para conseguir capturar o pior de cada um que apanha pela frente. Não quis saber nunca de procurar um ângulo favorável ou sequer se preocupou se estava a apanhas as pessoas em posições ou situações menos “favoráveis”. Tendo em conta que o que lhe dava menos trabalho era apanhá-las todas sentadas, toca de disparar em barda enquanto está tudo ocupado a mastigar – literalmente.

Fico contente por lá ter estado e por poder ao menos oferecer-lhes uma lembrança feliz do dia que eu testemunhei.
E estou mais do que arrependida de não ter registado metade do que queria por andar a fugir do fotógrafo e a tentar não atrapalhar o “trabalho” dele, já que era ele quem estava a ser pago para isso.

É nisto que está o mercado dos “fotógrafos” de casamentos. A grande maioria das pessoas não sabe o que é um Fotógrafo e compra qualquer coisa. Estes energúmenos valem-se disso e arranjam assim o trabalho da vida deles: easy money.
A vontade que tenho é de lhes partir as digitais e os flashes todos no focinho, insultá-los do pior e pendurá-los de cabeça para baixo, com as máquinas penduradas ao pescoço.

~ por salamandrine em Setembro 26, 2009.

Uma resposta to ““Fotógrafos” de Casamentos”

  1. Também já fui a um casamento desses! A fotógrafa esforçou-se mais um bocadinho, mas notava-se que não estava com gosto naquilo que estava a fazer e que tudo aquilo era um frete para ela! Estava sempre alapada e só se levantava mesmo quando achava absolutamente necessário! Também sou amadora (para já) e não consigo entender como é que alguém que se especializou em fotografia é capaz de não ter “alma” para isso, nem sensibilidade para perceber que irá capturar momentos que não se voltarão a repetir…. é triste de ver….

Deixe uma Resposta

 
