uma sincera falta de fé

na cabeça de um crente não consegue entrar que existam não-crentes. qualquer argumento serve para apontar um falso não-crente: se fala de deus, é crente; se fala da biblia, é crente, se fala de religião é crente. mesmo que não saiba, que o negue, é e só pode ser crente. porque ser crente é a única possibilidade, o resto são imaturidades, ignorância, falta de reflexão. “um dia chegam lá”.
mesmo os que se proclamam tolerantes, inteligentes, informados, cultos. os que até o são. os que nem são praticantes, mas que no fundo acreditam, porque “tem que existir algo para lá de nós”, sabem que assim é. o vazio não existe e a afirmação disso pelo outro, desiquilibra-os, dá-lhes medo. deixa-lhes aberta a possibilidade de um abismo sem rede. – loucos. são loucos se acreditam que não acreditam, se acham que não têm fé. a fé não pode não existir e o homem não faz sentido sem ela.

é desta intolerância, desta incapacidade e falta de vontade para ver o outro para além das suas próprias limitações que nascem os preconceitos mais básicos, de onde veio a inquisição, onde nasce a sharia. as guerras religiosas, os radicalismos assassinos, têm sempre um começo inocente – a incapacidade de ver o outro como alguém Diferente. o outro só existe enquanto existe na realidade e na verdade confortável, que é a única que reconhece: a sua. a dos outros olha-se com paternalismo e análise, com um ar de quem tolera o ignorante que, coitado, não sabe mais.

e por isso, podem esconder-se atrás dos livros, do lugar conquistado entre os sábios, os intelectuais, o ar de quem chegou mais longe e é reconhecido pelos seus pares mas não são menos intolerantes que o povo que grita nas ruas. só se escondem atrás de editoriais e texto bem escritos. não menos intolerantes, cegos e tacanhos. mas mais responsáveis.

Anúncios

~ por salamandrine em Dezembro 1, 2009.

2 Respostas to “uma sincera falta de fé”

  1. Este weblog é uma das minhas descobertas do dia. Parabéns e Obrigado

  2. obrigada eu :)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: