Meta-Vila-Matas

Acabo de receber uma mensagem electrónica de Vila-Matas. Viajo no domingo para a Venezuela, para Caracas, escreve-me, como jurado do Rómulo, o que me obrigou a ter de ler 254 livros. Agora restam 40 e no fim ficará um e imagino que ficarei eu, esgotado.
Conheci Enrique Vila-Matas em Barcelona, no Sant Jordi, esse estranho e tresloucado costume catalão de livros e filas intermináveis e setenta autores a assinar no Corte Inglês. Acompanhado por Esteban Marti, cheguei à Livraria Laie da rua Pau Claris, perto da Praça da Catalunha, para assinar cópias do meu livro acerca de Cervantes que a Littera Books tinha recentemente publicado. Assinei um, diga-se de passagem, o de uma envergonhada amiga holandesa. Não tinha outro remédio. Quando nós chegámos, Vila-Matas já estava sentado debaixo de um pequeno toldo, entre o caos da multidão, sério, imóvel, à espera de garatujar um enigmático desenho nos livros dos curiosos transeuntes que o reconhecessem. Impecável e galante, Jorge Herralde rondava, uns quantos passos atrás dele. Aproximei-me de Vila-Matas e apresentei-me, breve mas detalhadamente, sempre coibido pelo seu grave aspecto reservado e o seu olhar intenso que, por alguma razão, me recordou o de um tigre. Meio a gaguejar, meio a gritar por cima do bulício, terminei, por fim. Ele recebeu cautelosamente o par de livros meus que lhe queria oferecer e ficou a olhar para mim, perplexo. Não consegui ouvir nada, disse-me, quem é você?


Eduardo Halfon, O Anjo Literário

tradução de Sofia Castro Rodrigues, Virgílio Tenreiro Viseu
Cavalo de Ferro

~ por salamandrine em Janeiro 25, 2010.

Deixe uma Resposta

 
