A Caverna das Ideias

Os trastes que circulam por aí, seguros de um status que há muito abandonaram, mas ao qual se agarram com unhas e dentes, afinal, definem o que são pelo que possuem: a casa em zona de gente-bem, onde tudo começa a deixar de funcionar, mas que mantém a fachada – para si e para os outros – que a vida is beautiful como antigamente; a mulher a dias que não podem pagar; o condomínio, de gente-bem, que tem pudor de publicar a lista de devedores; o carro com os extras da upper class, cuja prestação deixaram de pagar há muito. 
Os trastes que se fecham em copas, que se queixam da vida, comem reformas de avós velhas, internadas em lares dos subúrbios, brincam no espelho enquanto ainda se fingem narcisos, amando-se acima de tudo, mas imaginando um baixo-ventre que há muito deixou de ser o que ainda acreditam que o espelho reflecte, nas muitas vezes que olham para ele ou nos auto-retratos que gostam de tirar, de sobrancelhas franzidas e ares seguros de si, tantas vezes ensaiados em capturas de webcam, menos felizes, circulam por aí enquanto a sociedade lhes alimenta o sonho. Os amigos que fingem que não vêem, que fingem que ainda são amigos, enquanto não se cansam de alimentar um ego que facilmente se magoa e mais facilmente ainda caga no ego alheio, que tão facilmente despeja, na conduta do prédio upper-class, as necessidades dos amigos, que não são as suas necessidades.
Queixam-se da vida, queixam-se dos outros, fartos de tudo, fartos de todos, falham em perceber que é de si mesmos que estão fartos. É a si que detestam, é o reflexo no espelho que se lhes tornou odioso. É a queda na classe C2/D que os atira do abismo, para onde fingem não olhar, enquanto escondem as cartas dos credores dentro de uma gaveta, atrás de uma estante.

A Caverna das Ideias

Anúncios

~ por salamandrine em Fevereiro 13, 2010.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: