Bastidores

Encontro-me perfeitamente confortável com o lugar solitário e isolado que escolhi, na vida cultural da cidade. Evito os espaços in, os espaços onde, ao fim de algum tempo, todas as caras se reconhecem. Eu, reconheço-as quase todas. Mantenho-me à distância, observo e assimilo. Vou a leituras, encontros, conferências e lançamentos. Todas as que me interessam o suficiente para me obrigarem a desviar-me de uma pausa em fim de dia, ou de um silêncio tão necessário quanto respirar. Chego antes da multidão, saio antes dela. Ouço e parto. Não me deixo ficar, não converso, não me arrasto num tapete onde, tarde ou cedo, todos se identificam.

É pouco o que não posso trazer até mim, que não me preencha num espaço fechado e meu, sem invasões nem palavras desnecessárias. Raramente vou ao cinema (a não ser pelos Tarantinos ou Indys desta vida :)) – são as histórias e não o espectáculo que me atraem, e as histórias podem ser contadas sem 3 dimensões, sem barulho. Não perdem volume por isso, não perco consistência se perder pipocas e gente.

Para fora ainda me arrasta o Teatro. O Teatro vive de carne, voz e gente. Gente que sente e gente que toca, quando o Teatro é o que deve ser – vida. Vibro numa sala de Teatro. É um segredo de poucos, acho. E não é um segredo de todos os que vão ao Teatro, sei.

No resto, trago até mim o que preciso: os documentários, filmes, artigos, reportagens. Os factos, investigações, ciências velhas e ciências novas. E os livros.

Haveria menos ruído se tanta gente inútil deixasse de tentar alimentar a cultura e tentasse alimentar-se a si, dela.

~ por salamandrine em Fevereiro 19, 2010.

3 Respostas to “Bastidores”

  1. um abraço forte

  2. e que teatro, aquele onde estive hoje.
    beijo, até já!

  3. não contes não contes não contes!

    dia 11 falamos :P

Deixe uma Resposta

 
