Hélia Correia

Quis um “milagre do acaso” que, depois da tarde de ontem na FL, com Jorge Silva Melo a ler excertos de Adoecer e a conversar com Hélia Correia sobre o livro, que só hoje pegasse na Ler de Abril e desse com a entrevista de Filipa Melo à escritora.
Tudo isto se conjuga para uma vontade irresistível de @ ler.

Jorge Silva Melo e Hélia Correia - Feira do Livro 2010

Fui educada, por um milagre do acaso, num ambiente altamente anti-sexista. E tenho a impressão de que, hoje, o grande defeito do sexismo são as mulheres, como os seus comportamentos, resignações, aceitações, também as suas manipulações.

Porque, hoje, as mulheres optam por aceitar as convenções?

Acho que por comodidade. A mulher hoje não é obrigada a nada em termos legais, económicos ou sociais. Pode viver como entender: sozinha, com ou sem relação com um homem, como ou sem filhos… Todas as opções estão despenalizadas. Portanto, se ele se submete à violência, à vida doméstica, à infidelidade, a tudo, é porque o faz em nome da paz do lar ou de um estatuto ou de uma fórmula de conjugalidade. Nem se trata de uma opção: é mais uma preguiça.


—–//—–

Nessa perspectiva do ser fora do corpo, parece-me muito claro que aquelas duas pessoas não tinham sido feitas para viver naquelas naquele tempo, naquele lugar, em tempo nenhum ou em lugar nenhum, ou quase nenhum. Todas as sociedades são repressivas e organizam e desfeiam as coisas. Logo, a maneira de viver mais profundamente aquela vida é deixar o corpo físico, no sentido do corpo que é afectado pelas coisas sociais.

Anúncios

~ por salamandrine em Maio 2, 2010.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: