os livros, os livros..

Não sei quem foi que o disse, provavelmente já milhares o disseram: não escolhemos os livros, são os livros quem nos escolhe.
Voltei a pensar nisso hoje, ao ler mais um livro pouco convencional, traduzido por alguém, também, pouco convencional.
No meu trajecto de leitora também eu acabei por preferir os livros “pouco convencionais”, e onde encontro o universo que, para mim, melhor reflecte isso, é nos autores de língua espanhola. A língua que o mesmo autor/tradutor pouco convencional, costuma traduzir. Um ganho para mim, digo eu, porque os autores que lhe escorregaram primeiro para as mãos (ou olhos), acabam por chegar às minhas, de maneira directa ou indirecta.

Azar, meu amigo, agora também és uma bússola para mim ;)

~ por salamandrine em Março 10, 2011.

4 Respostas to “os livros, os livros..”

  1. Quem disse isso, ou pelo menos a última coisa que ouvi dizer isso, foi o Gonçalo M. Tavares na “Ler” :) Interessante dizeres que gostas mais de autores de língua espanhola numa altura em que estou a descobrir Ricardo Menéndez Salmon e gostar imenso.

  2. Também o cá tenho para ler.

    A ti só digo: no dia em que agarrares no Rayuela….

    E acho que me lembro de ter lido isso ao Gonçalo, mas também acho que não foi só a ele :)

  3. Do 1º do Salmón li-o numa assentada. Que livro…maravilhoso.Um must read. Vou comprar já os outros dois. Quanto ao Rayuela depois da Triologia do Mal de Salmón vou ter mesmo que o ler.

Deixe uma Resposta

 
